domingo, 13 de maio de 2012

Só Palavras e Poesias Homenageia As Mães

Como surgiu essa data de reverência?



Mãe = Jornada Múltipla de Trabalho

Educadora, administradora, economista, psicóloga, médica, enfermeira, advogada, cozinheira, passadeira, babá, faxineira, conselheira, namorada, amante, mulher compreensiva, agressiva, carinhosa, agitada, bem cuidada, desleixada...

Elas geram os humanos!

POR TUDO ISSO, VOCÊ É AMADA!!!


Dia das Mães: a visão artística para reverenciar ...
Fonte: Diário Oficial Poder Legislativo / Emanuel von Lauenstein Massarani

O primeiro registro de homenagem às mães de que se tem conhecimento na era cristã é do século 17 no reino da Grã-Bretanha. Com efeito, o quarto domingo após a Quaresma era dedicado às progenitoras das operárias inglesas, que folgavam de seu trabalho, permanecendo em casa com suas mães.

Entretanto, os arqueólogos nos transmitem que o Dia das Mães tem sua origem na antiga Grécia, com caráter mitológico, pois festejava-se Rhea, “a Mãe dos Deuses”, por ocasião do início da primavera no hemisfério norte.

Nos Estados Unidos, as primeiras sugestões que apareceram para oficialização de uma data para celebrar as mães datam de 1872. Entretanto, foi Ana Jarvis, de Filadélfia, que, em 1907, iniciou uma verdadeira campanha a nível nacional.

Finalmente a data foi oficializada em 9 de maio de 1914 pelo então presidente Woodrow Wilson. No Brasil é celebrado anualmente no segundo domingo de maio conforme decreto assinado por Getúlio Vargas em 1932.

Em todos os tempos pintores e escultores enalteceram em suas obras a figura materna. Numa justa homenagem àquela que deve ser reverenciada 365 dias ao ano, reproduzimos obras do acervo do Museu de Arte do Parlamento de São Paulo que focalizam a principal figura da família.

Publicado por Rui R. Ramos

Nenhum comentário:

Postar um comentário